Como se preparar para aposentar
Conseguir se aposentar pode ser um verdadeiro desafio na atualidade. Depender do INSS e da previdência social pode significar trabalhar por um longo período. Por isso, se deseja uma velhice tranquila e com dinheiro, investir desde já é sua melhor opção.
No entanto, você sabe quais investimentos são os melhores para a sua aposentadoria? Neste texto forneceremos um guia sobre o assunto. Sendo assim, continue a leitura e saiba como aposentar por conta própria.
O que é aposentadoria?
Quando se fala em aposentadoria, a maioria das pessoas pensa na previdência social. Este é um benefício pago pelo Governo para os trabalhadores que contribuíram para o INSS por pelo menos 15 anos. Ao mesmo tempo, é necessário ter a idade mínima de 65 anos no caso dos homens e 62 nas mulheres.
No entanto, existem outras formas de se aposentar. Por exemplo, algumas pessoas podem juntar fundos por conta própria e realizar investimentos, garantindo uma renda para sustento próprio na velhice e não depender do Governo para se aposentar.
Por que é importante se preparar para aposentar?
Como dito anteriormente, a previdência social está disponível apenas para trabalhadores que contribuem para o INSS. Por isso, se você trabalha informalmente ou sem vínculo CLT, o seu tempo de trabalho não será contado para aposentadoria. Sendo assim, nesses casos vale a pena preparar a sua aposentadoria por conta própria.
Ao mesmo tempo, algumas pessoas desejam se aposentar antes da idade mínima estabelecida pelo Governo. Em outras palavras, se preparar para se aposentar pode te auxiliar a não precisar trabalhar até os 60 anos, o que pode ser outro grande benefício.
Passo a Passo para se preparar para aposentar
Agora que já entende os benefícios de preparar a sua aposentadoria com antecedência, confira quais são os principais passos para se programar e garantir uma velhice com renda e sem trabalho:
1- Comece o planejamento cedo
O planejamento antecipado é a melhor forma de tornar a sua jornada até a aposentadoria mais fácil. Quanto antes um indivíduo começar a investir, menor será o valor dos depósitos mensais no investimento e mais rápido esse poderá se aposentar.
Sendo assim, é recomendável começar a poupar e buscar opções de investimento desde o seu primeiro emprego. E se você já está no mercado de trabalho há algum tempo e ainda não começou a investir, não se desanime, se aposentar ainda é possível desde que se aplique nas demais dicas.
2- Organize suas finanças
Para conseguir se aposentar é necessário manter investimentos constantes. Por isso, as suas finanças devem ser organizadas e um valor mensal do seu salário deve ser destinado para esse objetivo.
Recomendamos que, ao receber o seu pagamento mensal, pague a parcela do investimento destinado à aposentadoria o mais rápido possível. Sendo assim, não haverá a possibilidade de gastar aquele dinheiro com outras despesas.
3- Defina sua meta de aposentadoria
O valor que você deverá poupar mensalmente para a sua aposentadoria varia conforme as suas metas. Por exemplo, se planejar se aposentar cedo, aos 40 anos, por exemplo, será necessário investir uma quantidade alta de dinheiro todos os meses.
Por outro lado, se começar cedo e planejar se aposentar com mais idade, será possível investir menos.
Sendo assim, as suas metas devem ser realistas e não comprometer grande parte do seu salário. É possível usar calculadoras de aposentadoria para fazer esse planejamento mantendo o pé no chão.
4- Conheça as opções de previdência privada
Uma das formas de se aposentar por conta própria é fazendo aplicações mensais em um sistema de aposentadoria privada. Esse é um investimento que indivíduos podem pagar todos os meses durante anos e receber seu dinheiro de volta mensalmente na velhice, como um salário.
Existem duas principais formas de previdência privada, confira mais informações sobre cada uma delas a seguir:
Plano Gerador de Benefício Livre
O PGBL é o melhor plano de previdência privada para quem paga o Imposto de Renda. Isso porque, se o valor investido na aposentadoria privada for de até 12% dos seus ganhos anuais, é possível subtrair esse valor do Imposo de Renda.
No entanto, é importante ressaltar que o Imposto de Renda ainda será cobrado, porém, apenas no momento do resgate, ou seja, quando a pessoa for sacar a aposentadoria. Nesse caso, o imposto terá como base de cálculo o dinheiro aplicado e o rendimento.
Vida Gerador de Benefício Livre
Por outro lado, o VGBL tem foco em pessoas que já são isentas do Imposto de Renda e, por isso, buscam uma opção mais vantajosa que o PGBL.
Por fim, ao resgatar o dinheiro, o imposto será cobrado apenas em cima dos rendimentos. Em outras palavras, o dinheiro em que foi aplicado não terá nenhum desconto e apenas os seus lucros serão tributados.
5- Conheça outras opções de investimento
Além da previdência privada, existem outros investimentos que podem ser indicados para planejar sua aposentadoria por conta própria. Sendo assim, criamos uma lista com algumas opções que podem atrair sua atenção.
Tesouro Renda+
O Tesouro Renda+ é um tipo de investimento criado pelo Governo especialmente para pessoas que desejam se aposentar por conta própria. O dinheiro aplicado rende mais que a inflação e garante um pagamento mensal dentro do prazo estabelecido.
Para investir basta comprar a quantidade recomendada de títulos do Tesouro Renda+ mensalmente. No site deste investimento é possível encontrar uma calculadora que indica quanto deve ser investido todos os meses para alcançar o pagamento desejado na idade que escolher.
Imoveis
Investir em imóveis é uma das formas mais conhecidas de planejar a aposentadoria por conta própria. Essa é uma forma de obter renda com aluguel e ter um sustento mensal durante a velhice sem trabalhar.
Ao mesmo tempo, o investimento em imóveis também pode ser feito por meio de FII (Fundo de Investimento Imobiliário). Esses são títulos comprados na bolsa de valores que garantem.
Leia também Como ganhar dinheiro online? Conheça algumas formas