Buscando sua recomendação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você já realizou uma compra por impulso? Esse tipo de despesa acaba geralmente com um item não utilizado em casa e com gastos desnecessários que podem comprometer o orçamento doméstico.

Atualmente, o nosso contato constante com redes sociais e sites de compras ajuda a tornar as compras por impulso ainda mais frequentes. Por isso, é necessário conhecer táticas que te auxiliam a não cair nessas armadilhas.

Ficou curioso e quer saber mais? Sendo assim, continue a leitura deste artigo e saiba algumas táticas usadas para te convencer a comprar produtos que você não precisa e pode se arrepender.

Como saber se está comprando por impulso?

Em primeiro lugar, é importante considerar se a compra está sendo feita de forma emocional ou racional. Portanto, faça essa pergunta: “Eu preciso realmente deste item, ou eu apenas quero esse item?”.

As compras por impulso possuem duas características recorrentes: ocorrem sem pesquisa e comparação de preços, e também não possuem planejamento. Sendo assim, é possível analisar se este é o seu caso antes de fazer uma compra.

As compras por impulso também ocorrem muitas vezes quando pessoas estão se sentindo descontentes ou tristes. O ato de adquirir um novo produto pode trazer uma sensação de felicidade momentânea, no entanto, não resolve o real problema.

Oniomania

A Psicologia tem até mesmo um nome para as pessoas que fazem compras por impulso constantemente e não conseguem se controlar: oniomania.

Essa condição mental é definida como um transtorno psicológico no qual pessoas fazem compras para fugir do desconforto, de emoções ruins ou de outros problemas.

Em diversos casos, esse prazer momentâneo é substituído por culpa depois de algum tempo. Por isso, pessoas com oniomania podem acabar se sentindo ainda piores após terem feito compras por impulso.

Benefícios a Longo Prazo de Resistir às Compras por Impulso

Evitar compras por impulso te ajuda a ter as finanças pessoais mais organizadas. Ao não criar despesas inesperadas, uma pessoa tem maior controle do seu dinheiro e pode gastar com itens que são realmente necessários.

Pensar com cuidado antes de fazer compras também te ajuda a manter o nome limpo! Dessa forma é possível ter acesso a crédito, conseguir empréstimos e até mesmo conseguir financiamentos mais vantajosos.

Ao mesmo tempo, resistir às compras por emoção também serve para poupar dinheiro. Sendo assim, uma pessoa pode construir uma reserva financeira e realizar investimentos, se preparando de forma mais inteligente para o seu futuro.

Por fim, um último benefício de resistir às compras por impulso está na possibilidade de alcançar objetivos financeiros. Por exemplo, ao gastar menos com itens desnecessários, é possível construir uma poupança destinada para a compra de uma casa, carro ou outro item de valor mais alto.

Planejamento Financeiro: O Primeiro Passo Contra o Consumo Impulsivo

Se você conhecer as suas finanças e souber quanto dinheiro ganha e gasta todos os meses, será possível estabelecer um limite para compras não previstas.

O planejamento financeiro é a melhor forma de ter este tipo de controle sobre as suas finanças. Por isso, essa é uma ótima tática para evitar ou impor um limite às compras por impulso.

O planejamento financeiro pode ser feito em uma tabela, aplicativos ou até mesmo em um caderno, basta anotar todas as suas despesas e ganhos mensais. Após fazer essa tarefa, será possível observar todos os seus gastos e evitar compras por impulso que podem levar à inadimplência, atraso de pagamentos e outros problemas.

Se quiser saber mais sobre como criar um planejamento financeiro e conhecer alguns métodos para essa prática, leia nosso texto sobre o assunto.

Para fazer o planejamento financeiro, graças ao avanço tecnológico, você pode utilizar aplicativos de gestão financeira pessoal disponíveis, confira abaixo alguns:

Táticas Práticas para Controlar o Desejo de Comprar

Além do planejamento financeiro, existem outras táticas que podem te ajudar a evitar as compras por impulso. Fizemos uma lista com algumas destas e detalhamos como fazer uma autoanálise para evitar o descontrole financeiro!

Sendo assim, continue a leitura dos tópicos abaixo se quiser saber mais sobre o assunto.

Desconfie de descontos imperdíveis

O marketing recorre a alguns gatilhos mentais para te convencer a fazer compras por impulso, o mais famoso destes gatilhos é o dos grandes descontos.

Sendo assim, vale a pena sempre pensar duas vezes antes de aproveitar promoções como “compre um leve dois” ou “leve o produto pela metade do preço”. Em diversas ocasiões você pode não precisar daquele item e gasta apenas por pensar estar economizando.

Desconfie de descontos com prazos curtos

Outra armadilha muito utilizada é a dos descontos com prazos curtos. Você com certeza já teve contato com promoções do tipo “Apenas hoje” ou “Válidas até o estoque acabar”.

Essas frases ativam uma sensação de urgência nos clientes que, por diversas vezes, acabam fazendo compras por impulso para não perder o item.

Sendo assim, é necessário considerar se essas despesas são realmente necessárias ou se você tem realmente o dinheiro disponível para essa compra antes de fazer negócio.

Pesquise

Como dito anteriormente, muitas compras por impulso ocorrem devido a descontos imperdíveis ou por curtos períodos que acabam atraindo os consumidores.

No entanto, até mesmo esses descontos podem ser falsos! Sendo assim, é recomendado que sempre pesquise e compare preços antes de fazer uma compra.

Essa prática pode te ajudar a perceber que os descontos não são tão vantajosos ou até mesmo que o mesmo produto pode estar mais barato em outra loja.

Analise seus sentimentos

Você está se sentindo triste, para baixo ou desanimado? Acabou de brigar com alguém ou teve uma decepção? Se a resposta for, sim, para alguma dessas perguntas, então existe uma grande chance de você estar fazendo compras por impulso.

Muitas pessoas compram de maneira emocional, por isso, acabam se arrependendo após fechar negócio. Analisar os seus sentimentos é a melhor forma de entender se você realmente precisa fazer uma compra ou apenas está emocionalmente instável.

Por fim, é possível também esperar por alguns momentos até que o seu estado emocional tenha mudado. Sendo assim, quando sentir um desejo de comprar algo, não pague pelo seu carrinho até esperar uma hora e checar se o sentimento passou.

Procure outras formas de se recompensar

Que tal procurar outras formas de lidar com a frustração ao invés das compras por impulso? Você pode, por exemplo, tentar praticar atividades físicas, sair para uma caminhada ou conversar com amigos sempre que estiver sentindo um desejo grande de fazer compras.

Ao mesmo tempo, procurar ajuda psicológica também é recomendável. Como dito no começo do texto, a oniomania pode ser uma condição mental que exige ajuda de um psicólogo para ser superada em casos mais graves.

Identifique e Desvie dos Gatilhos de Compras por Impulso

Os descontos imperdíveis ou por um curto prazo são apenas dois dos gatilhos mais usados para tentar convencer consumidores a fazerem compras por impulso. Sendo assim, é preciso ter em mente que as propagandas estão o tempo todo tentando te convencer a comprar coisas que você pode não usar.

Ao analisar criticamente as propagandas, você pode fugir das compras por impulso e gastar apenas com aquilo que realmente precisa. Essa tarefa pode ser trabalhosa, mas com o tempo é possível desenvolver prática e evitar os gatilhos.

Leia também Como ganhar dinheiro online? Conheça algumas formas