Buscando sua recomendação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Solicitar empréstimos a uma instituição financeira é algo que pode ser feito por qualquer pessoa que esteja em meio a uma emergência ou precise realizar algum sonho, como ter uma casa ou carro próprio. 

É algo comum, mas que muitos não consideram algumas coisas simples antes de entrar em contato com as instituições financeiras.

Para solicitar um financiamento e aumentar as chances de receber uma resposta positiva, é preciso de algumas práticas simples que aproximam o solicitante do sim. Mas o que fazer e como fazer é o questionamento de muitas pessoas.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas simples e que aproximarão você do objetivo financeiro desejado. Quer saber o que fazer? Então, leia com atenção o texto a seguir.

Melhorando as Chances de Aprovação de Empréstimos

Para aumentar as suas possibilidades de ter um crédito aprovado, é preciso ter alguns cuidados. A seguir, listamos algumas dicas para você. 

Não atrase as suas contas: pague todas contas em dia e, dessa forma, as chances do seu histórico de crédito ficar positivo aumentam. 

Pague as suas dívidas: pague o que deve antes de solicitar um empréstimo, pois essa prática melhora sua relação dívida/renda e mostra responsabilidade financeira.

Tenha uma renda estável: os credores veem com bons olhos quem possui uma renda estável. Portanto, apresente a sua fonte de renda ao solicitar o empréstimo.

Escolha o crédito adequado para o seu perfil: cada tipo de financiamento tem critérios específicos e isso pode impactar nas chances de aprovação.

Apresente garantias: ofereça garantias, como bens ou fiadores, pois isso pode aumentar a confiança do credor.

Pesquise sobre as diferentes ofertas: compare os financiamentos em várias instituições financeiras, pois podem ter critérios e taxas diferentes. 

Mostre o motivo do empréstimo: essa ação mostrará ao credor que você tem um objetivo claro e que não procura crédito a toa.

Solicite um valor realista: não seja fora da realidade e peça um valor compatível com sua capacidade de pagamento.

Obtenha cartas de recomendação: reúna e apresente cartas de recomendação de fontes confiáveis para reforçar sua credibilidade.

O que é score?

É uma avaliação do histórico de crédito de alguém e sua capacidade de pagar dívidas. As instituições financeiras utilizam essa ferramenta para avaliar o risco de emprestar dinheiro a uma pessoa.

Para formar a pontuação do score de alguém, alguns critérios são adotados como a pontuação numérica que vai de 0 a 1000. Além disso, é considerado fatores como se os pagamentos são realizados pontualmente, o tempo que você possui com contas abertas e o tempo médio de existência das mesmas.

Com o score também é possível analisar a diversidade de tipos de crédito, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. Através dele também é possível ver a quantidade de dívidas em relação ao limite de crédito disponível.

Outro ponto interessante são as consultas ao crédito, sendo o número de consultas recentes ao seu relatório de crédito. Muitas consultas em um curto período podem diminuir a sua numeração.

Estratégias para aumentar score de crédito

Aumentar a sua numeração pode levar tempo, porém, há algumas estratégias que podem ajudar você. A seguir estão algumas dicas importantes.

Pague as suas contas pontualmente: manter um histórico de pagamentos pontuais é muito importante, por impactar positivamente em seu score.

Evite ficar inadimplente: se tiver dívidas atrasadas, regularize a sua situação o mais rápido possível.

Reduza o uso do cartão de crédito: manter os saldos dos cartões de crédito o mais baixo possível em relação ao limite demonstra responsabilidade financeira.

Não feche contas antigas: mantê-las ativas contribui positivamente para o seu histórico, pois o tempo de crédito é um fator importante.

Evite abrir várias contas de crédito em um curto período: isso pode ser interpretado pelas instituições financeiras como um comportamento de alto risco.

Seja paciente: aumentar o score é um processo gradual. Seja consistente e tenha paciência.

Como encontrar a melhor opção de empréstimo de acordo com o perfil financeiro.

Conheça seu perfil de crédito: veja qual é o seu score e também o histórico. Esses dados influenciarão nas opções disponíveis e nas taxas de juros que você pode obter. Caso o seu score seja baixo, adote formas de melhorá-lo antes de pedir um empréstimo.

Pesquise quais são os tipos de empréstimos: conheça cada tipo disponível, como os empréstimos pessoais, consignados e com garantia, por exemplo. Cada um possui características únicas que podem se adequar melhor a diferentes situações.

Compare as taxas de juros oferecidas por diferentes instituições financeiras: elas podem variar. Portanto, escolher a opção com a menor taxa pode resultar em grandes economias.

Analise os prazos de pagamento: aqueles mais curtos, normalmente, têm pagamentos mais altos, enquanto os mais longos podem possuir menor custo total.

Verifique atentamente as condições contratuais: preste atenção em possíveis taxas adicionais, penalidades e cláusulas especiais, por exemplo.

Negocie Condições: em algumas oportunidades, a instituição a qual fará o empréstimo pode ajustar as condições para garantir sua aprovação.

Ferramentas e recursos online para avaliar e aumentar as chances de obter empréstimos

Há diferentes ferramentas na internet úteis na avaliação e aumento das chances de obter empréstimos. Abaixo, você verá algumas:

Simuladores de empréstimos: eles permitem a você inserir os valores desejados, prazos e taxas de juros para ter uma ideia das condições do empréstimo antes mesmo de aplicar.

Bancos e instituições financeiras online: várias instituições oferecem calculadoras em seus sites para simular taxas de juros, prazos de pagamento e a quantia a ser paga por mês.

Agências de proteção ao crédito: instituições como o Serasa e SPC podem ser utilizadas para a obtenção do seu relatório de crédito. Dados que eles oferecem permitem que você corrija possíveis erros antes de pedir um empréstimo.

Aplicativos de planejamento financeiro: alguns aplicativos possuem algumas ferramentas para o acompanhamento de gastos, poupança de dinheiro e boas práticas para melhorar a sua saúde financeira, o que certamente será visto positivamente pelos credores.

Aplicativos de monitoramento de crédito: use aplicativos que façam o monitoramento de crédito e que também enviem alertas em relação às atualizações em seu score. Isso permitirá que você acompanhe e responda rapidamente a qualquer problema.

Conclusão

Como você observou ao longo do texto, com algumas boas práticas é possível conseguir o empréstimo que você precisa. No entanto, antes de ir até uma instituição financeira, nada mais importante do que analisar qual é o estado de sua situação.

Se estiver com dívidas, gastos acima do limite do seu cartão ou vivendo sempre no limite, o primeiro passo é se organizar, fazer cortes de gastos não tão necessários assim, se controlar mais e tirar alguns pequenos luxos para começar a ter uma saúde financeira. Ninguém confia em quem não possui responsabilidade com o seu dinheiro.

Outra dica é consumir conteúdos de educação financeira em plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube. As redes sociais podem ser suas grandes aliadas nessa mudança de hábitos financeiros.

Você também pode acompanhar o nosso blog, onde estamos colocando conteúdos práticos e profundos com dicas para que você tenha saúde financeira, a fim de que não fique no sufoco e ainda consiga empréstimos quando achar necessário ou em alguma ocasião urgente.

Leia também Cartão de crédito para negativado: veja as melhores opções