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Por vezes confundidos com os programas de afiliados, os programas de fidelidade. Ambos são na realidade uma forma que uma empresa tem apenas de manter os seus clientes, especialmente aqueles que já são costumeiros. No Brasil, existe uma ampla concorrência para praticamente tudo, especialmente no ramo alimentício, bancário e de telefonia. Por isso as empresas criam estes programas para conseguir manter os clientes sempre comprando consigo.

E, na realidade, diversas marcas famosas têm ótimos programas de fidelidade, ainda que não seja algo que muitos conheçam. Neste artigo, explicamos como funciona um programa de fidelidade, como criar um programa de fidelidade e será exposta uma lista de diversas marcas famosas que possuem um programa de fidelidade para beneficiar seus clientes mais fiéis.

Confira como funcionam os programas de fidelidade

Os programas de fidelidade se parecem, bastante, com programas de pontos ou de milhas dos cartões de crédito e de débito. Esses programas são uma estratégia de marketing que buscam manter seus clientes fiéis à marca. Afinal, até podem comprar na concorrência, mas se estiverem sempre voltando para essa marca, não existe o menor problema nisso.

Nesses programas, o cliente irá acumular pontos, milhas ou benefícios e, então, poderá utilizá-los nas compras da marca do programa de fidelidade. Por exemplo, o Clube BK (do Burger King) acumula pontos para que os clientes possam trocar por produtos da franquia e, ainda por cima, esse benefício pode ser juntamente usado com os cupons de descontos.

Pesquisas em setores financeiros indicam que, no fim das contas, acaba sendo bem mais barato manter os clientes já existentes fiéis à marca do que tentar conquistar novos clientes. Isso porque os clientes que se mantiveram leais e compram com certa constância vão manter um lucro também constante. Enquanto isso os clientes novos talvez não engajem tanto assim. Então, não há certeza de manutenção de entrada de dinheiro.

Além disso, esses programas facilitam no registro dos perfis de clientes, de forma para que as próximas estratégias de marketing possam ser perfeitamente atraentes para o principal público alvo que a marca atende. Ele também, personaliza ofertas para cada tipo de cliente, se for o caso de haver sites ou apps que exigem cadastro de conta/usuário.

Como criar um programa de fidelidade para sua marca?

Existem algumas estratégias que é preciso planejar com bastante cuidado quando se trata de programas de fidelidade. A primeira etapa consiste em definir qual será o principal objetivo do programa de fidelidade: se será aumentar as vendas repetidas  ou, então, apenas a retenção de clientes.

Isso vai depender de saber se um ou mais determinados produtos destacam-se acima dos outros ou, então, se há uma quantidade balanceada de produtos diferentes e, é claro, se há uma quantidade suficiente de clientes que têm chance de estar sempre comprando com aquela marca.

Uma vez que o objetivo está estabelecido, é preciso então fazer uma pesquisa sobre o público alvo. Idade, endereço (o ambiente interfere nos costumes), quais são os produtos que aqueles clientes mais compram ou consomem, entender melhor tanto as necessidades como os desejos, perceber os grupos diferentes que frequentam a loja da marca, etc.

Conhecer o público alvo, aliás, não é uma tarefa a ser feita tão somente para a criação de programas de pontos. Isso vai ajudar a marca a compreender quais outras novas promoções e quais outros novos tipos de produtos podem interessar. Isso também amplia a fidelidade dos clientes pois, mesmo que haja um novo produto, a clientela já leal continuará comprando mas agora tendo mais opções para que haja uma variação conforme a variação dos desejos e necessidades, também.

Saiba quando começar

Quando tiver todas as informações necessárias, é só aí que será possível compreender qual será o melhor tipo de programa de fidelidade que irá atender à empresa, como pontos, clube de descontos, pacotes de milhas, recompensas (que podem, ainda, também variar por níveis de adesão como é o caso do programa do Mercado Livre), dentre outras formas e estratégias.

A partir daí, então, restará apenas trabalhar numa forte publicidade do programa, enviando e-mails, redes sociais, notificações dos apps da marca, etc. E, é claro, monitorar o desenrolar do sucesso (ou fracasso) do programa e estar sempre com as equipes de marketing, publicidade e vendas de olho nos feedbacks dos clientes.

Os mais famosos programas de fidelidade no Brasil

Agora, conheça alguns dos principais programas de fidelidade de diversas marcas aqui no Brasil e veja quais são os benefícios de cada um:

Petrobrás Premmia

O programa Petrobrás Premmia é gratuito para adesão e tem duas formas de categorizar os seus benefícios. A primeira vai de acordo com o nome de um produto dos postos da marca (Essencial, Aditivada e Premium) e a segunda é de acordo com o tipo de motorista: passeio e profissional.

Cada uma dessas categorias e tipos de cliente que aderem ao programa possui benefícios próprios, e dessas categorias os motoristas profissionais costumam ter os melhores benefícios, pois é uma forma de valorizar o trabalho dos trabalhadores que estão o dia inteiro atrás do volante.

O Petrobrás Premmia funciona com um sistema de pontos. Um ponto é ganho a cada R$1 gasto em abastecimento, troca de óleo e outros serviços diversos oferecidos nos postos de abastecimento da Petrobrás. Usando o cartão Petrobrás e abastecendo no posto favorito do cliente, acumulam-se ainda mais pontos.

Clube BK – Burger King

O Clube BK é um programa de fidelidade totalmente gratuito. Enquanto alguns programas podem pedir um pagamento mensal para adesão, ou cobrar uma única taxa de adesão. A cada R$1 gasto em produtos e lanches, o cliente recebe 1 ponto.

A partir daí, é bem simples: os pontos poderão ser usados para comprar mais lanches e outros produtos em geral do Burger King. O mais interessante aqui é que, além dos pontos, é possível que o cliente ainda assim use as cartelas de cupons de descontos, o que acaba sendo vantajoso para quando for comprar lanches para mais pessoas.

Mastercard Surpreenda

Este é um programa de fidelidade de bandeira de cartão. O programa é totalmente gratuito para a adesão, sem taxa de adesão ou mensalidades  e, o melhor de tudo é que esse programa não vai impedir que os clientes usem outros programas de pontos que sejam dos bancos emissores dos cartões Mastercard. Simultaneamente, os clientes podem acumular pontos para os dois programas.

Além disso, o Mastercard Surpreenda permite que o titular do cartão acumule pontos tanto na função débito como no crédito. Mas, diferentemente dos programas de fidelidade anteriores, esse programa não oferece pontos a cada R$1 real gasto e, sim, por compras, independente de seus valores. Então se o cliente faz uma única compra com o cartão Mastercard registrado no programa, ele vai receber um único ponto.

Acumulando a partir de 5 pontos o cliente ainda pode fazer uma compra 2 por 1 nas lojas parceiras do programa. Ao pedir um produto numa das franquias parceiras, como Outback, o cliente pode pagar por um e trocar um segundo do mesmo produto pelos pontos. Também existe a possibilidade de trocar os pontos do Mastercard Surpreenda pelo programa de fidelidade de milhas de alguma empresa parceira.

Escolha o programa fidelidade que melhor te atende

Estes são apenas três de inúmeros programas de fidelidade que estão disponíveis no Brasil. Foram citadas porque estão dentre as marcas mais consumidas no país, mas existem muitos outros. Estes são alguns dos melhores e, apesar de terem perfis de clientes diferentes uma vez que são marcas de produtos e serviços completamente diferentes. Mas, todos têm em comum a característica de serem gratuitos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre programas de fidelidade? Com certeza, existe um que atenda a todas as suas necessidades. Se você quer continuar tendo informações sobre finança, não deixe de ler todos os nossos artigos. Para acessar a página completa, basta tocar aqui.