Empréstimo na Conta de Luz: Como funciona e como solicitar
Empréstimos são uma das formas mais rápidas de conseguir um dinheiro extra hoje em dia, independente de qual seja o destino para esses fundos. Mas da mesma forma que existem várias formas de empréstimo, existem várias maneiras de fazer uma cobrança das parcelas de um empréstimo.
O que é empréstimo na conta de luz?
O empréstimo em conta de luz é uma forma de empréstimo pessoal, mas em vez de ser cobrado através de boletos – físicos ou digitais – as parcelas deste tipo de empréstimo são cobradas diretamente na conta de luz do cliente. É uma das formas mais acessíveis de conseguir um empréstimo hoje em dia, afinal, a conta de luz é uma despesa obrigatória, então o banco ou companhia de crédito tem uma certa garantia de pagamento todo mês das parcelas.
Mas essa modalidade de empréstimo pessoal não é tão popular assim no Brasil, visto que não está disponível em todo o território brasileiro. Sendo assim, neste artigo vamos falar mais sobre esse empréstimo: taxas de juros, como solicitar, vantagens e desvantagens e quais estados têm essa modalidade de empréstimo no país.
Como funciona o empréstimo na conta de luz?
Assim como acontece com o empréstimo consignado, para conseguir solicitar um empréstimo a ser cobrado em sua conta de luz obviamente o banco tem que estar conveniado com a companhia de luz de sua região. Dessa forma, além de saber se na sua região esse tipo de empréstimo está disponível, será preciso também descobrir quais bancos aceitam essa modalidade de empréstimo.
Essa é uma modalidade bastante recomendada para pessoas que têm score de crédito baixo ou estão com seu nome negativado. Isso é porque normalmente esse tipo de empréstimo tem uma análise de crédito mais branda, diante de uma garantia de pagamento por conta de justamente a cobrança ser feita através de um aumento na conta de luz.
Sim, a conta virá mais cara, claro, por conta do valor da parcela que será adicionada à conta de cada mês, considerando ainda, é claro, as taxas de juros mensais que são aplicadas às parcelas do crédito. Mas normalmente, esse é um tipo de crédito aprovado com facilidade.
Quais estados e companhias elétricas oferecem esse empréstimo
Veja uma lista de estados e suas companhias elétricas que permitem empréstimos na conta de luz de seus consumidores:
- São Paulo: Enel, Aes Brasil e CPFL
- Minas Gerais: CPFL e Energisa
- Rio Grande do Sul: CPFL
- Paraná: CPFL
- Rio de Janeiro: Light
- Santa Catarina: Celesc
- Bahia: Coelba
- EDP Brasil: São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Infelizmente, os sites dessas companhias também não informam quais são os bancos conveniados às empresas para o empréstimo em conta de luz. Dessa forma, o recomendado é que entre em contato com a companhia através de seus números de telefone ou através de chat no WhatsApp para obter mais informações. Utilize os links a seguir para obter mais informações de contatos das empresas:
Quem pode pedir esse empréstimo e quais os requisitos?
Como dito, esse tipo de empréstimo é uma forma de empréstimo pessoal, portanto somente está disponível para pessoa física. Pessoas com o nome negativado ou com o score baixo podem ser aprovadas para essa modalidade de empréstimo desde que preencham os seguintes requisitos:
- Ter pelo menos 21 anos de idade
- Ser o titular da conta de luz
- Estar com o pagamento da conta de luz em dia
- Ter conta bancária própria (não é permitido usar conta de terceiros)
- Ter renda mensal própria
Existem alguns outros requisitos individuais de cada companhia elétrica e banco também que o cliente deve se atentar. Para mais informações, entre em contato com a companhia elétrica de sua região para entender se você é elegível para esse tipo de crédito ou não.
Os documentos que são normalmente solicitados são os seguintes:
- Documento de identidade com foto: RG ou CNH;
- CPF ;
- Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone ou gás);
- Extrato bancário dos últimos 90 dias (como forma de comprovar renda)
Vantagens e desvantagens do empréstimo na conta de luz
Existem pontos positivos e negativos desse tipo de empréstimo que devem ser levados em conta antes de você optar por ele. Veja agora uma lista com algumas vantagens e desvantagens do empréstimo em conta de luz:
Vantagens
- Fácil aprovação
Ainda que o empréstimo na conta de luz tenha análise de crédito, esse é um dos tipos de empréstimos de maior facilidade de aprovação. A cobrança através da conta de energia elétrica costuma ser um ponto positivo para o banco ou empresa de crédito, como uma garantia de que as parcelas serão pagas, portanto mesmo quem não tiver uma boa avaliação na análise de crédito pode ser elegível.
- Disponível para negativados
Pessoas com o nome negativado ou com o score baixo de crédito no SPC/Serasa podem ser aprovadas para essa modalidade de crédito pessoal. Desde que tenham renda própria e que seu pagamento das contas de consumo elétrico estejam em dia, não haverão impeditivos para a aprovação – a não ser que o histórico da pessoa esteja realmente muito ruim.
- Fácil de remover
Uma vez que a cobrança vai cair sempre na conta de luz, o cliente já se verá livre de cada parcela sempre que pagar seu consumo de energia elétrica. Por isso, não é uma dívida que costuma durar tanto tempo.
Desvantagens
- Juros altos
Essa modalidade de crédito pessoal tem uma desvantagem bem desencorajadora: suas taxas de juros costumam estar por volta de 12% a 17% ao mês, enquanto um empréstimo pessoal comum está numa média de 7,89% ao mês (podendo variar para mais ou para menos, depende de cada banco ou empresa de crédito).
- Baixo limite de crédito
Justamente para não aumentar tanto assim o valor da conta de energia elétrica, esse tipo de crédito não permite o empréstimo de valores muito altos. Normalmente, o valor mínimo que pode ser solicitado é de R$500,00, mas o valor máximo não costuma ultrapassar a média de R$3.000,00.
- Risco de inadimplência
Se normalmente a sua conta de energia elétrica já tem valores altos (existem locais e companhias elétricas que cobram preços bastante elevados pelo consumo de energia elétrica, como é o caso da Enel, por exemplo), não é recomendado usar esse tipo de crédito. O próprio empréstimo pessoal comum dos bancos já oferece opções com maiores valores e com menores taxas de juros, esse tipo de empréstimo pode levar a inadimplência na conta de luz e, portanto, pode acontecer o corte de energia elétrica.
Vale a pena o empréstimo na conta de luz?
Em uma análise rápida, o empréstimo na conta de luz pode ser um facilitador, mas isso é apenas se este for um último recurso. O risco de inadimplência nessa modalidade de crédito pessoal é alto, e pode ter um prejuízo para além do nome sujo: o corte da energia elétrica na residência do cliente.
O próprio crédito pessoal ou alguma outra modalidade com juros mais baratos, como o consignado e o empréstimo com garantia de bens, vão trazer muito mais benefícios e vantagens a curto e a longo prazo. Mas se porventura você não conseguir ser aprovado para nenhum desses créditos, o recomendável é que você se planeje com bastante cuidado antes de solicitar esse tipo de empréstimo.
SAIBA MAIS CLICANDO AQUILeia também Como aumentar suas chances de conseguir um empréstimo